Como fazer boas perguntas – parte 1

Mesmo  que você seja um veterano do Yahoo! Respostas ou um recém chegado, depois de um curto tempo de visitar o site você enxergará uma das principais características de fucionamento do Yahoo! Respostas:

Para receber boas respostas, você tem que fazer boas perguntas.

Então… o que tem uma boa pergunta?

Uma boa pergunta é estruturada, focada no tema e inclui toda a informação necessária, juntamente com os dados contextuais.

É claro que, a definição do que informação “relevante” muda de uma categoria para outra; e algumas perguntas precisam detalhes específicos.

Veja algumas dicas que disponibilizamos para vocês:

  • Se a pergunta trata de um concerto no carro, inclua o modelo, a marca, e o ano do veículo. O mesmo se aplica para utensílios elétricos.
  • Se você precisa de ajuda para identificar um animal ou planta selvagem, indique a região correspondente (pais, estado ou província, etc.).
  • Oferecer uma referência geográfica é extremamente importante se você esta perguntado sobre assuntos legais ou financeiros, como por exemplo, os impostos.
  • Problemas com o seu computador? Não esquece de mencionar o seu sistema operacional e o número de versão do software. Se for um problema de hardware, a marca e o modelo também são importantes.
  • Se estiver procurando ajuda com temas de física, química ou matemática, acrescente os detalhes completos do problema (condições específicas, fatores adicionais, etc).
  • Procura uma receita? Você pode mencionar que sistema de medição usa (libras ou kilos? Litros ou onças?), assim você evitará obter indicações difícieis de entender.

Se você se lembrar destas dicas,  com certeza você receberá melhores respostas.

Comente!

obrigatório
obrigatório, não divulgado